Dia 08 de junho de 2019, houve uma grande perca para os verdadeiros amante da música e principalmente, do Rock/Metal brasileiro e do mundo. O Maestro Andre Matos morreu.
Quem não conhece, por favor, faça algo útil e dê uma pesquisada rápida no google. Sei que talvez você nem conheça e pode estar pensando que é perca de tempo escrever, mas não é nada disso, afinal, pode ser útil até mesmo para você.
Em 1991 fundou o Angra, onde ficou até 2000. (Pesquisar: Carry On, Stand Away, Silence and Distance, Carolina IV, Lisbon) Nessa banda fez o seu nome e ganhou reconhecimento pelos 4 cantos do planeta, inclusive, tinha mais reconhecimento lá fora que no seu próprio país de nascimento.
Mas nem tudo são flores. Começaram a ter diferenças entre os membros da banda e empresários, de ambos os lados, e, assim, resolveu deixar o Angra, junto com outros membros. Esse era o ponto que eu queria chegar! Já volto nisso...
Resumir de forma extremamente rápida e curta a vida do Andre Matos. Com 13 anos formou sua primeira banda, o Viper. (pequisar: Living for the Night, Moonlight) Estudou música, piano, regência Orquestral, Composição Musical, habilitação em Canto Lírico e habilitação em Piano Erudito e acredito que mais.
Seguindo em 2000, Andre Matos criou e esteve no Shaman até 2006, onde novamente teve alguma diferença com outros membros. (Pesquisar: Ritual - o álbum todo)
Após isso, voltou a reunir-se com os membros do Viper em 2012. E, durante todo esse tempo, trabalhou em carreira solo e participou em vários projetos. Por favor, vá pesquisar os primeiros álbuns do Avantasia!
Agora vai ficando mais interessante...
Quando todos estavam desacreditados, achando que o orgulho era maior, foi então que anunciaram o retorno do Shaman, em 2018. Finalmente, parecia que todas aquelas intrigas e diferenças foram perdoadas. Orgulho e rancor foram deixados de lado. E, por fim, nós fãs, poderíamos ter o que queríamos: o verdadeiro Shaman!
Eu chorei de emoção por dentro. Pois, na época que o Shaman estava no auge, no início dos anos 2000, eu tinha entre 10 e 15 anos. Não tinha acesso à internet, nem amigos que gostavam desse estilo musical. Quero dizer, eu nem dava atenção à música.
Em 2007, acabei ganhando um cd do Angra, mas era o álbum com o cantor que "substituiu" o Andre. Gostei do som e fui pesquisar. Acabei preferindo os primeiros álbuns, justamente na voz do Andre. Fui seguindo seu trabalho, até que conheci o Shaman, com o DVD Ritualive (PROCUREM ISSO, SÉRIO!), isso já era 2007, Andre já havia saído da banda e eu nem sabia. Aos poucos fui conhecendo mais...
Ou seja, essa reunião do Shaman foi importante para mim, pois finalmente eu estava vivendo aquilo que um dia sonhei em ver.
Não só eu, como todos, até sonhavam com uma possível reunião do Andre com o Angra. Imagina só? Depois de 20 anos algo assim acontecer. Mas, sabíamos que tudo isso era quase impossível, já que havia várias declarações que jamais haveria uma reunião.
Em todo caso, era dia 02 de junho de 2019, eu estava em São Paulo, pronto para ver o show do SHAMAN E AVANTASIA, onde nessa outra banda o Andre também teve participação especial em várias músicas, mas nesse show cantou em apenas uma canção.
Eu vi de perto aquele magnífico show. Valeu a pena ficar horas naquela van apertada e depois em pé assistindo.
Uma semana depois... Andre Matos morreu.
Justamente após conversas que ele estaria pensativo sobre uma reunião com o Angra...
...
Sabe aquele vazio que jamais será preenchido? Que literalmente, jamais será preenchido. Não importa o que façamos. Não importa o quanto tentem. Não importa o quanto falem. Jamais.
Viu só? Como o ego e desavenças podem acabar com coisas importantes? Em primeiro lugar: não estou julgando ninguém. Não sou ninguém para isso. Acredito que todos tem os seus motivos para as mais diversas reações e relacionamentos. Todos tem o seu tempo. Todos sentem de maneira diferente. Todos são diferentes. Eu sei. Ninguém sabe o que a outra pessoa está sentindo ou pensando.
O fato é que tomei isso como exemplo para minha vida. Quero dizer, hoje, fico pensando, não necessariamente pensando, de ficar "martelando" na cabeça , mas penso em várias pessoas que conheci no passado e procurando se tenho algum sentimento mal resolvido. Algo a ser perdoado. Se tenho alguma amizade que gostaria de reatar, qualquer coisa assim.
Tenho amigos que conheço desde quando me entendo por gente, quando nós tínhamos 5 anos de idade , hoje tenho 29. Ou seja, 24 anos de amizade. Uma vida. Bem mais que os 20 anos que o Andre Matos se afastou do Angra. Por isso penso: como seria me afastar tanto tempo assim desses meus amigos. Assim como outros amigos, digo estes em específico, pois são meus amigos mais antigos.
Imagine o que não passa na cabeça de uma pessoa quando se afasta de amigos ou pessoas importantes, e simplesmente deixam de se falar, como se nunca tivessem existidos. Quais as razões? Quais os motivos?
Quero dizer... às vezes, vale mesmo a pena guardar rancor e orgulho?
Estou apenas refletindo. Sei que não sou uma pessoa perfeita. Não sou fácil. E óbvio, sei que sou orgulhoso, do tipo virado no diabo mesmo!
E se você... soubesse que morreria amanhã, você diria um "adeus" a aquele seu amigo que não fala há anos?
Você... diria outra vez que ama ou sente saudades daquele antigo amor? Mesmo que não exista mais aquele amor da forma apaixonada, mas tenha um amor no sentido de respeito, carinho ou amizade. Às vezes, pode restar essa parte boa. É difícil, eu sei.
Você... que brigou com seu pai há anos e mal se falam agora, saberia conviver com aquele sentimento de "não tive um último abraço"?
Hoje, há várias pessoas que já foram importante na minha vida e já não estão mais presentes, algumas eu até gostaria de falar algo novamente. Já outra, não faz tanta diferença assim. Acho que estou em paz, ao menos comigo mesmo. Digo, nesse momento de agora que estou escrevendo essas linhas, pois amanhã posso simplesmente ter algum outro surto ou chilique e mudar meu pensamento. Mas agora estou tranquilo com todos. De minha parte, claro. Já que todos sabem que, seguramente, obviamente, em qualquer outra parte do mundo, há alguém relutando querendo vir me dar um "oi" sequer. Ay, que vida cruel!
As melhores lições são (in)justamente aquelas mais doloridas.
****
♫♫ "So carry on, there's a meaning to life
Which someday we may find
Carry on, it's time to forget
The remains from the past" ♫♫
#RIPAndreMatos
https://www.youtube.com/watch?v=JPQJBvS8v1U
Vale
...
Nenhum comentário:
Postar um comentário