sábado, 1 de fevereiro de 2020

Que sorriso perfeito

Faz tempo que cogitava em escrever sobre esse tema, mas não era algo que iria fazer diferença para mim, só que recentemente aconteceu algo e me inspirei a escrever. Já lhe contarei...

Antes disso, há pouco tempo, vi alguns amigos comemorando, fazendo textos enormes, contando que estavam felizes por não precisarem mais usar aparelhos nos dentes. Eu lia e pensava "É necessário fazer todo esse alarme? É tão importante assim demonstrar aos outros que você está feliz?", repito: eu pensava, mas não julgava ninguém, apenas queria entender o sentimento alheio.

Antes de qualquer coisa, eu nunca tive o sorriso mais lindo e dentes  perfeitamentes alinhados. Longe disso. Desde mais jovem meus dentes eram horríveis, mas não era algo que ME incomodava. Afinal, nunca fui de ficar sorrindo mesmo. No máximo, dar risada de qualquer bobagem que via. Só que eu lembro, os meus dentes tortos mais incomodavam as pessoas ao meu redor do que a mim mesmo.

Lembro de pessoas falando "Não vai mandar arrumar esses dentes?", "Olha, vi que no centro tem uma escola que estão precisando de pessoas e estão cobrando bem baratinho. Vai lá ver!". Eram sempre esses comentários de pessoas que, supostamente, queriam o meu bem, sendo que eu já estava bem.

Já teve casos "amorosos", onde sei que teve alguma ou outra pessoa que me deixou, apenas por eu não ter os dentes perfeitos. Onde já cheguei a ouvir que a única razão de não estarem mais comigo era porque eu não sorria. Já fiquei sabendo que me deixaram, pois tinham vergonha de estarem comigo em público.

Mas também houve algum ou outro caso, onde estranhamente falaram que os meus dentes eram lindos, que não sabiam explicar, mas ainda eram lindos.

Na realidade, nunca foi um tema que me incomodava. Talvez a suposta "preocupação" das pessoas me incomodasse, mas quem me conhece sabe que estou pouco me importante com o que dizem de mim.

Até que um dia precisei ir ao dentista, fazer uma limpeza. Descobri que eu tinha um desvio por causa dos sisos, foram eles que desalinharam todos os meus dentes, pois não nasceram em pé, nasceram de lado empurrando toda a galerinha da frente. E o pior, se eu não arrancasse logo e alinhasse tudo, poderia dar uma caso grave de bruxismo que só poderia ser resolvido com cirugia, de acordo com o dentista.

Caso não saibam, eis invocarei-lhes-te ó Sancto Google:

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.

Não tem nada a ver com o Geralt do The Witcher!

Pois bem, foi aí que resolvi correr atrás e mandar reformar a lata velha.
Meu caso demorou um pouco, pois quem me conhece sabe do que trabalho, e eu não queria ser um "pirata com aparelho nos dentes", portanto, no verão, eu mandava tirar o aparelho, ficava com a conteção e recolocava no inverno.

Na brincadeira, arranquei 4 sisos de uma vez só. E, depois para agilizar o processo, arranquei mais 4 pré-molares. Para ajudar, descobri que a anestesia não funcionava comigo, tive que sentir tudo sendo arrancado, no melhor estilo "Jogos Mortais".

Coloquei lá por volta de 2016 e tirei no finalzinho de 2019. Não ficou 100%, não ao menos parecendo aqueles sorrisos de photoshop ou de modelo. Não continuei o tratamento, devido ao tempo que tenho no trabalho. Não quero ser "pirata com aparelho". Mas do jeito que está hoje em dia, está ótimo. Ficou natural e alinhado.

E agora, cheguei ao ponto que queria lhe contar. Antes, tinha pessoas que me conheciam e me olhavam diferente, eu sentia. Às vezes não por mal, mas algumas se incomodavam com a minha aparência. "Que legal, até parece uma caveira pirata mesmo, com os dentes tortos."

Ao menos os comentários de hoje mudaram. Muitas pessoas que nunca falaram nada antes, passaram a falar agora, sem nem mesmo eu perguntar ou ter algum grau de intimidade:

- Nossa, está muito mais lindo assim. Ficou bem melhor, antes estava horrível!

- O que você fez? Está diferente? Colocou implante? Tá até mais jovem!

- Finalmente arrumou esses dentes!

- Ô Felizberto venha ver aqui. Ele arrumou os dentes, olha que bonito!

- Por que não arrumou antes quando era mais novo? 

E talvez tenha outros comentários que eu não esteja lembrado, ou ainda não falaram. 

Não, não estou ofendido. Sei que tem pessoas que não me falaram por mal. Só me incomoda o fato da aparência de outra pessoa ser tão importante assim para alguém.

E depois vem com hipocrísia dizer que o amor e amizade são mais importantes...

O mundo nunca será melhor, enquanto nós darmos mais atenção ao sorriso e esquecermos das almas.
O mundo continuará um caos, enquanto fazemos plásticas e esquecemos de olhar para o fundo dos olhos.

Seremos os últimos nesse infinito Universo, pois não sabemos ver o quão mavarilhosos todos somos...

Procuramos vidas em outros planetas, mas perdemos as vidas que temos aqui.


(selfie que tirei no dia da limpeza)

   Vale


...